DE MARQUETEIROS PARA VINHETEIROS

Fernanda Zuccaro

Fernanda Zuccaro em 2017 durante a vindima

Historiadora – bacharel e licenciatura – pela PUC-SP-Brasil com especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP-Brasil é sócia gerente da QUINTA ALTA UNIPESSOAL LDA.
Tem ampla complementação de formação acadêmica, nacional e internacional com passagens na FGV/SP (2004/2005), MBA em Administração de Empresas, ESPM/SP (2006/2007), especialização em Comunicação Social, Universidade de Cambridge, Inglaterra (1999/2000), Universidade da Florida, Gainsville, EUA (2012), Universidade de Paris VI , Sorbonne, Paris, França (2013) e, mestranda, em Enologia e Viticultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal (2017/2018).
Seu histórico profissional compreende ações estratégicas em campanhas de marketing, nos setores público e privado, com muitos cases de sucesso. Principais trabalhos:
2001 a 2007 – responsável pelo departamento de operações na CPO/Cia Paulista de Outdoor, uma das maiores empresas do setor de mídia exterior;
2008/2009 – Coordenadora de marketing político e eleitoral, como autónoma, junto à prefeitura de Taboão da Serra/SP;
desde 2009 – é Diretora de Operações da CSR & Associados, responsável pela assessoria de criação, gerenciamento e coordenação de equipes das campanhas vitoriosas criadas e dirigidas desde então por Chico Santa Rita. Principais trabalhos:
1. com expertise na elaboração de projetos tradicionais e digitais, desenvolveu importante papel na ligação das estratégias do Diretor Geral com as inovações e desenvolvimento do mercado de marketing político e comunicação pública conferindo à empresa uma posição de vanguarda e destaque no que há de melhor na atividade no Brasil e na América Latina;
2. em 2014 e 2015 coordenou trabalhos e projetos para associações, sindicatos e instituições de classe, como a ABC/Associação Brasileira de Criminalística e APCF/Associação dos Peritos Criminais Federais na reestruturação de imagem, reputação e projetos específicos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativa;

3. na eleição de 2016, coordenou as campanhas de marketing político eleitorais do escritório da CSR & Associados;
4. desde novembro de 2016 dirige, também, o escritório da CSR & Associados em Portugal, com sede na cidade do Porto.
5. em abril de 2017, junto com o marido, Chico Santa Rita, mudaram-se para o Douro e adquiriram duas propriedades, uma no distrito de Peso da Régua e outra em São João da Pesqueira com o objetivo de se tornarem produtores de vinhos do Douro. Já realizaram duas vindimas e acabam de engarrafar o vinho tinto reserva 2017. O objetivo é exportar para o Brasil, onde conhecem o publico e mercado consumidor, 80% da produção.

Chico Santa Rita

Chico Santa Rita na vindima de 2018.

 

Estrategista e Consultor em Marketing Político e Institucional Chico Santa Rita é jornalista e publicitário.
Foi editor do “Jornal da Tarde” do Grupo Estado e editor de texto da Revista “Realidade” do Grupo Abril. Ainda na Editora Abril foi editor executivo da Revista Nova, dirigiu Revistas e um departamento de criação, espécie de House Agency. Anos mais tarde foi chefe de redação da Abril Vídeos.
Na TV Globo dirigiu telejornais, coberturas de grandes eventos e programas jornalísticos. Exerceu a atividade de editor chefe do Jornal Hoje e do Jornal da Globo, e coordenador de coberturas especiais na Central de Jornalismo da Rede Globo de Televisão.
Foi Diretor de Redação da Abril Vídeo. Foi diretor
geral da TVT Produções, empresa de produção de comerciais e programas de TV.
Quando a televisão passou a ter papel primordial nas eleições, a TVT Produções foi pioneira, formando dezenas de profissionais, criando e produzindo campanhas que fazem parte da história recente do Brasil.
Como publicitário, dirigiu a SRM Publicações, e fez a coordenação geral de comunicação de todas as publicações da Editora Abril, numa house agency.
Na década de 90, exerceu a função de Presidente da PROPEG – CP, o braço de marketing Corporativo e Político da agência. Principais clientes atendidos:

 OPP Petroquímica (divisão Petroquímica da ODEBRECHT): no momento que foram denunciadas irregularidades no contrato do Polo de Paulínia, foi necessário esclarecer a questão para a imprensa e para os formadores de opinião.
 PETROBRÁS: o presidente Rennó, sempre debaixo de muita controvérsia, pôde aparecer melhor na imprensa.
 ELETROBRÁS: a campanha para poupar energia em 98 foi um sucesso total.

Um dos pioneiros do marketing político moderno no Brasil está em campo há 40 anos, desde a primeira eleição (1976) após a redemocratização e é considerado no Brasil, um dos maiores especialistas em campanhas eleitorais.
Como consultor em marketing político Chico Santa Rita tem uma carreira limpa e de sucesso.
Em 40 anos de atividade, dirigiu e/ou assessorou inúmeras campanhas eleitorais e institucionais no Brasil, atuando também como consultor de imagem e opinião pública para governos e entidades públicas e além das nossas fronteiras, na Bolívia, onde conduziu Carlos Dabdoub ao cargo de concejal em 1991 e na Argentina participou de trabalhos preparativos da campanha de Lopéz Murphy em 2003.
Dentre mais de 200 trabalhos realizados, pode-se destacar: Ulysses Guimarães, no primeiro turno das eleições presidenciais, em 1989; Fernando Collor, no segundo turno das eleições presidenciais; Orestes Quércia, governador; Mario Covas, senador pelo Estado de São Paulo, em 1986; Amazonino Mendes, prefeito de Manaus, em 1992; André Puccinelli: campanhas para prefeito de Campo Grande-MS, em 1996 e 2000 e para governador, em 2006 e 2010; Luiz Antônio Fleury Filho, governador do Estado de São Paulo; Jarbas Vasconcellos, governador do Estado de Pernambuco, em 1990; Romeu Tuma, senador, em 2002. Em 2004 dirigiu a campanha vitoriosa de Nelsinho Trad à Prefeitura de Campo Grande – MS. Em 2008 atendeu cinco candidatos ao cargo de prefeito, todos eles vitoriosos, no primeiro turno. Em Campo Grande – MS, coordenou a campanha de Nelsinho Trad; em Uberlândia – MG, Odelmo Leão. Na cidade de Macaé – RJ fez a campanha de Riverton Russi. Em Rio das Ostras – RJ administrou a campanha de Carlos Augusto. . Em 2010 dirigiu a reeleição vitoriosa de André Puccinelli no 1º. Turno e a também vitória do Senador Moka/ MS. Nas últimas eleições conduziu para o 2º. Turno Edson Giroto em Campo Grande/MS e dirigiu as campanhas vitoriosas de Antônio Tuíze em Itu/SP e o 2o. turno de Edgar Bueno em Cascavel/PR. Coordenou também as campanhas de José Pavan Jr em Paulínia/SP e de Ronaldo Benedet em Criciúma/SC.
Duas campanhas que fizeram história: Presidencialismo e Referendo. Campanhas de opinião pública, sem a personalização de candidatos.
Em 1993, no histórico Plebiscito, que definiu a forma e o sistema de governo, no Brasil, dirigiu a campanha vitoriosa do Presidencialismo.
Em 2005, no referendo sobre a venda legal de armas e munição dirigiu a Campanha do Não.
Em ambos os casos a opinião pública era incialmente contrária às posições que acabaram vitoriosas.
Publicou em 2001, seu primeiro livro, “Batalhas Eleitorais”, no qual relata sua atividade em um quarto de século, na área de marketing político. Publicou em 2008, o seu segundo livro “Novas Batalhas Eleitorais”, no qual relata histórias saborosas, envolvendo eleições, das quais participou e dirigiu. O terceiro livro “Batalhas Finais”, que completa a trilogia “Batalhas Eleitorais” foi lançado em 2014. Em 2015, lançou em parceria com Fernanda Zuccaro o livro “De Como Aécio & Marina ajudaram a eleger Dilma” que reuniu análises diárias das campanhas presidenciais do Brasil em 2014.
Compartilha sua experiência por todo o Brasil, através de palestras sobre marketing político e opinião pública para estudantes universitários, pré-candidatos, assessores de governo, secretários e diretores de comunicação, jornalistas, professores, políticos e empresários.
Nos anos de 2014 e 2015 sob sua coordenação o escritório CSR & Associados, atendeu os dois sindicatos/associações de classe de peritos criminais – federais e estaduais, de todo o Brasil: ABC – Associação Brasileira de Criminalística e APCF – Associação dos Peritos Criminais Federais.
Em 2017 Chico Santa Rita lança-se a mais desafios: troca o Marketing Político por uma Quinta produtora de vinhos e azeite no Douro, em Portugal.
O blog www.fatoseversoes.com.br é baseado na experiência de quase 50 anos de trabalho de Chico Santa Rita nas várias áreas da Comunicação. Análises descomprometida da realidade brasileira.
O trabalho completo de Chico Santa Rita pode ser conferido em: 

Select your currency
EUR Euro